A ansiedade é parte do mecanismo de defesa do organismo. Ela nos coloca em estado de alerta quando nosso cérebro acredita que estamos em perigo, o que pode nos ajudar em diversas situações.
A ansiedade tem três elementos principais: emocional (sentimentos), fisiológico (corpo) e cognitivo (pensamentos). Como exemplo, perante uma competição esportiva poderemos sentir medo (questão emocional), sudorese e aperto no estômago (sinais fisiológicos) e pensamentos preocupantes, como “e se eu perder?” (componente cognitivo).
A ansiedade normal é temporária e nos prepara para situações do cotidiano. Sintomas como palpitações, perda de sono e alterações no apetite são comuns, mas devem passar assim que a preocupação acabar.
Contudo, se a ansiedade atrapalha diversas áreas da vida da pessoa, impedindo-a de viver experiências (se ela deixa de sair de casa, por exemplo), é considerada uma ansiedade patológica, conhecida como transtorno de ansiedade generalizada. Alguns sintomas são:
Essa ansiedade generalizada pode ser tratada com orientação profissional de psicólogos e psiquiatras, a fim de manter a qualidade de vida.
Gerencie sua ansiedade, focando no presente, cuidando da sua saúde e questionando seus pensamentos negativos.
Não deixe de investir no autoconhecimento, para amenizar a ansiedade, entender sobre suas reações e detectar os gatilhos que disparam a ansiedade, para poder evitá-los.
A ansiedade, quando debilitante, requer compreensão e estratégias eficazes.
O envolvimento ativo no processo é fundamental.
Aceitar a dor e estar consciente das emoções são passos cruciais para a mudança.
A psicoterapia é fundamental nesse processo, pois ela identifica pensamentos e comportamentos distorcidos.
Copyright © 2024 Psicóloga Fernanda Zordan – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Imãs Digital
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.